Sobre a

Água da Namaacha

A Água da Namaacha, naturalmente enriquecida por minerais no útero da Cordilheira dos Libombos, passa por um moderno e meticuloso processo industrial para que, esta que é a marca premium da SAM, chegue ao consumidor ao mais alto nível de qualidade, dignificando a honra de ostentar o selo Made in Mozambique.

O processo de produção da “Água da Namaacha” inicia-se com a captação, que ocorre no seio da Cordilheira dos Libombos, onde reside a fonte. A partir daí, a água é conduzida para a unidade de produção, onde é submetida a um rigoroso processo de filtragem e análise, sem recurso a aditivos químicos, de onde passa para a fase de enchimento. Todas as embalagens e cápsulas são produzidas na fábrica da Sociedade de Águas de Moçambique (SAM), personalizadas com o seu timbre e com a referência da data, hora e minuto do enchimento de cada unidade.

Foi no século XIX que as propriedades mineromedicinais das águas das nascentes da Namaacha foram descobertas, mas a sua exploração comercial só teve início muito mais tarde, mais concretamente nos idos anos de 1952. Esta evolução decorreu de forma muito ténue, como aliás seria apanágio da época neste sector de actividade. A partir dessa altura um produto da Fonte Ferrão foi chamado de “Água da Namaacha” e começou a ser comercializado, ganhando importância e valor nas duas décadas seguintes.

O grande ponto de viragem da marca “Água da Namaacha” acontece de facto no ano de 2004, quando a actual estrutura accionista entrou no capital da Sociedade de Águas de Moçambique. Desde essa altura até aos dias de hoje foi feita gradualmente a aquisição da totalidade do capital da Companhia. A partir desse marco histórico, o crescimento da empresa tem sido exponencial, com relevantes e constantes investimentos industriais e na formação humana, de maneira a que a marca premiumÁgua da Namaacha” tenha atingido os patamares de excelência que a coloca no topo do seu sector a nível internacional.

A “Água da Namaacha” é líder por ser a única marca moçambicana a promover a cultura e a moçambicanidade através de edições especiais de rótulos. Edições que promovem os pormenores da obra do Mestre Malangatana ou as fotografias de Samora Machel (da autoria de Kok Nam), com frases emblemáticas do primeiro Presidente da República. A “Água da Namaacha” é também a única marca nacional que possui uma linha especialmente dedicada aos mais novos. A “Namaacha Júnior” foi desenhada com cápsulas e rótulos coloridos, com o abecedário e a tabuada, para que as crianças optem, de forma espontânea, pelo consumo de água mineral, e possam crescer de forma saudável.

Processo de Fabrico

Captação
Armazenamento
Filtragem
Engarrafamento
Embalamento